Pular para o conteúdo

Testamento

O que é testamento? Como funciona?

Testamento é o ato notarial pelo qual uma pessoa, o testador, declara como e para quem deseja deixar seus bens para depois de sua morte. É um ato que pode ser revogado ou reformado enquanto o testador viver e estiver lúcido e só vale após a morte do testador.
O testamento serve para pacificar a sucessão ou para que o testador disponha de seu patrimônio a favor de outras pessoas que não sejam os seus herdeiros legais.

A lei prevê três tipos de testamento:

  1. Testamento público: feito pelo tabelião perante duas testemunhas. Faz prova plena.
  2. Testamento cerrado: escrito pelo testador que leva ao tabelião para que este o aprove perante duas testemunhas.
  3. Testamento particular: feito pelo testador ou alguém ao seu pedido, perante três testemunhas. Após a morte do testador deverá ser confirmado por um juiz.

Devem comparecer o testador e duas testemunhas.
Não é necessário um advogado, você pode solicitar diretamente ao tabelião. Se você tiver um advogado, consulte-o e decida com ele sobre a conveniência de fazer um testamento público.

 
Documentos necessários para Testamento

5 dias úteis (com todos os documentos corretos).

Trata-se do testamento. Somente através de um testamento, uma pessoa pode deixar os seus bens para alguém, após a sua morte.
O testamento só tem eficácia após a morte do testador. Isso significa que, enquanto vivo, o testador tem total disponibilidade de seus bens.